Cerca de 90% das areias são compostas de quartzo, um dos minerais mais abundantes na superfície da Terra. A areia da praia, no entanto, contém ainda restos de seres marinhos como algas calcáreas, corais e conchas de moluscos. 


Além de as praias serem um ótimo destino para quem quer se divertir, relaxar e se exercitar, é comprovado que a água do mar traz vários benefícios para nossa saúde. Seja na respiração, pele ou até na prevenção de doenças, o mar é um ótimo aliado para manter uma vida saudável. 


O uso da praia como espaço de lazer começou em meados do século XVIII. Nessa época, um renomado médico britânico chamado John Floyer desenvolveu pesquisas que investigavam as propriedades terapêuticas que a água poderia ter.



OS OCEANOS MANTÊM A INTERNET ONLINE

Se você pudesse avistar os quilômetros de cabos cruzando os oceanos do mundo, pareceria uma teia gigante submersa. As empresas de comunicação mantêm conexões internacionais, passando por superfícies planas no fundo do oceano. Alguns exigem camadas à prova de tubarões para evitar que predadores mordam e caia sua conexão com sites em outras partes do mundo. De acordo com o site TeleGeography.com, no início de 2018, eram aproximadamente 448 cabos submarinos em serviço em todo o mundo. 



O OCEANO NOS MANTÉM RESPIRANDO

Esqueça toda a beleza e maravilha dos oceanos do mundo: no mínimo, eles são responsáveis por nos fornecer oxigênio. Os oceanos produzem 70 por cento do suprimento de oxigênio na atmosfera, graças às plantas marinhas que o liberam como um subproduto da fotossíntese. Estima-se que um fitoplâncton, Prochlorococcus , seja o único responsável por uma em cada cinco respirações que um ser humano fará.