PONTOS TURISTICOS

BERTIOGA


Canal de Bertioga

O Canal de Bertioga é conhecido por sua beleza e tranquilidade. Possui 30 km de extensão entre a praia da Enseada, em Bertioga e Santos, ao lado da Base Aérea.

O local é um excelente ponto de pesca e dele pode-se avistar importantes pontos turísticos de Bertioga. Entre eles o Forte São João, os píeres, as marinas, os manguezais, a foz do rio Itapanhaú e a balsa que faz a travessia Bertioga Guarujá.

Paralela ao Canal, encontra-se a avenida Vicente de Carvalho, onde é possível encontrar várias opções de lazer e serviços, como o Mercado Municipal de Pescados.

Além disso, parte da beleza do cenário local é garantida pelas garagens náuticas que oferecem aluguel de barcos para pescarias ou passeios de escuna em Bertioga.

O comércio local é bastante diversificado com restaurantes, sorveterias, cafeterias, lojas de artigos esportivos. Há também barracas de artesanato dispostas numa das áreas mais movimentadas da cidade.



BERTIOGA

Forte São João

Inaugurada em 1547, a fortaleza é considerada a mais antiga do Brasil. Bem conservada, abriga exposição permanente de armas e de ocas indígenas. No entorno fica o Parque dos Tupiniquins, com grande área verde, artefatos históricos e estátuas. 

BERTIOGA

Pastel do Trevo

Há mais de 20 anos sem mudar de endereço, o local já virou ponto turístico da cidade com seus famosos pastéis de 30 cm. O proprietário explica que no início a ideia era transformar o pastel que sempre foi visto como um petisco, num lanche completo, quase uma refeição.

Assim, o Pastel do Trevo já começou a ser vendido num tamanho maior do que o normal, e foi aumentando com a aceitação da clientela. Hoje os pastéis têm de 25 a 30 cm de comprimento e podem chegar a 800 gramas de recheio.

Está localizado no Trevo de Bertioga, início da Avenida 19 de Maio


 Parque Estadual da Serra do Mar em Caraguatatuba 

Para quem é apaixonado por piscinas naturais não pode deixar de visitar o Parque Estadual da Serra do Mar, em Caraguatatuba.

O parque, possui duas trilhas de nível moderado, que levam cerca de quatro horas de caminhada, na qual é possível observar espécies diversas de animais, pássaros e árvores típicas da mata Atlântica, que oferecem paisagens impressionantes e um cenário recompensador.

As trilhas levam os turistas a conhecer a Cachoeira da Pedra Redonda, com 6 metros de queda e a piscina natural com pequena queda d’água.


Rio Juqueriquerê  CARAGUATATUBA

Ao longo do percurso do Rio Juqueriquerê, localizado no Sul da cidade de Caraguatatuba, é possível realizar passeios de barco ou jet-ski, a fim de desfrutar das paisagens deslumbrantes que abrigam grande diversidade da fauna e da flora do Litoral Norte Paulista.

Com um rico ecossistema, os turistas podem observar o mangue e a mata atlântica, além de conhecer sobre o marco histórico do local, que foi um divisor das Capitanias de Santo Amaro e de São Vicente.


 Feirinha de Artesanato em Caraguatatuba 

A Feirinha de Artesanato Noturna, localizada no centro de Caraguatatuba, também é um dos pontos turísticos que vale a pena conhecer.

Situada no centro do município, a feirinha reúne produtos artesanais e barracas com comidas típicas da cidade praiana.  Além disso, é possível conhecer e apreciar patrimônios históricos do local, como a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Obelisco Torneira, o Relógio de Sol, a Palmeira Imperial, o Coreto e a Fonte.

Fique atento a programação da cidade, muitos eventos ocorrem na praça do coreto ou na praça do museu, localizada em frente.


guarujá

Forte dos Andradas

Outra fortaleza localizada no Guarujá e privilegiada por sua beleza. Localizado no Morro do Monduba, o forte foi construído em 1943 para resistir aos ataques aéreos e cravado na rocha a 300 metros do nível do mar. Conta com diversos túneis, elevadores e câmaras que ajudavam na movimentação dos soldados. A visitação também só é permitida com agendamento.


GUARUJÁ

Aquário Acqua Mundo

Impossível ir em Guarujá e não conhecer o Acqua Mundo. É o maior aquário da América Latina, abrigando uma grande diversidade de animais, mais de 170 espécies diferentes, como tubarões, arraias, lobos-marinhos, tartarugas e pinguins. É imperdível para todas as idades, mas principalmente para aqueles que vão viajar com crianças.

Para os mais corajosos, é possível fazer um mergulho interativo nos tanques acompanhado de um instrutor, que dará segurança aos visitantes e aos animais. Certamente, nadar com tubarões será uma experiência inesquecível. A atração fica na praia da Enseada


GUARUJÁ

Mirante do Morro do Maluf

Também conhecido como morro da Campina, está localizado entre as belas praias da Enseada e da Pitangueiras, o que garante diversas paisagens deslumbrantes para voos livres e rapel. O acesso ao passeio é simples, por uma pequena estrada asfaltada. Importante ressaltar que o programa deve ser feito em horários de grande circulação e de dia, pois, quando deserto, há de falta fiscalização e de segurança.


ILHA BELA

Passeios Culturais em Ilhabela

Para quem gosta de aproveitar a viagem para conhecer a cultura local, o Centro Histórico de Ilhabela é onde está localizada a Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso, construção histórica que mantém o charme através dos anos.

Outros locais para visitação são a sede do Parque Estadual de Ilhabela, que fica no prédio do antigo fórum e cadeia da ilha (a gente conta um pouco mais nessa matéria, clique aqui), e o Centro Cultural da Vila, que tem o Museu Waldemar Belisário e diversas exposições da cultura caiçara, peças de acervo do Museu Náutico de Ilhabela e expressões artísticas de diversos pintores e escultores locais. Vale a visita, em dias em que você busca passeios mais tranquilos ou que o tempo não está para praia, como dias de chuva!


ITANHAÉM

Ideal para:

Com a chegada dos feriados e da temporada de verão, Itanhaém é tomada por turistas em busca de sol e mar. A Praia do Sonho é uma das mais badaladas, com gincanas e shows.

Os destaques gastronômicos do lugar são o típico pastel de mariscos e o famoso caranguejo cozido na cerveja, servidos nos quiosques.

A Praia Cibratel é bastante procurada pelo calçadão. Já a dos Pescadores, é a preferida dos surfistas. Outra atração imperdível é a gruta Nossa Senhora de Lourdes, que fica na Praia das Conchas.

Aproveite para praticar mergulho na Queimada Grande e na Queimada Pequena, ótimos pontos para conhecer a praia de um jeito diferente. Também vale programar um passeio de barco pelos rios Itanhaém e Preto.


PERUIBE

Ideal para:

Lugar paradisíaco na Baixada Santista, Peruíbe tem origens indígenas, praias conservadas e resquícios de Mata Atlântica. A Cachoeira do Paraíso, no Parque da Jureia, e a floresta ao seu redor são bons exemplos disso.

Uma das praias mais lindas do litoral paulista, a Barra do Una tem águas tranquilas e muita natureza ao redor. Outro ponto positivo é que a praia não costuma lotar, o que é ótimo para curtir o lugar. Dá para aproveitar também a água doce do Rio Una. 

Outra praia praticamente inabitada é a de Caramborê. A Praia Guaraú é um pouco mais urbanizada, tem boa infraestrutura e fica próxima ao centro, com opções de restaurantes e bares. Se quiser aproveitar o visual da cidade, vale a pena ir até a Prainha, que tem vista panorâmica de Peruíbe.

Quanto às atrações culturais, vale conferir as Ruínas do Abarebebe, com restos de uma igreja jesuíta do século 19, e o Museu Histórico e Arqueológico, que tem peças do período colonial.


A cidade de Praia Grande tem uma das praias mais movimentadas do Brasil, tendo sido eleita pelo Ministério do Turismo como a quarta cidade que mais recebe turistas no país durante a temporada de verão, depois de São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis.[6] Na alta temporada recebe cerca de 1,86 milhão de turistas[7] (mais de cinco vezes a sua população fixa). A cidade também teve uma rápida expansão, com crescimento de 56 000 habitantes entre 2000 e 2009, recebendo, em 2015, o título de "a cidade que mais cresce no Brasil".[8]

Praia Grande é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo governo paulista, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Existem outros municípios, que não sendo estâncias balneárias, ainda assim são estâncias turísticas. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do estado, através do Departamento de Apoio às Estâncias do Estado de São Paulo, para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar, junto a seu nome, o título de "estância balneária", termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais. [carece de fontes]

Praia Grande forma, junto com os municípios de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Santos e São Vicente, a Região Metropolitana da Baixada Santista, criada pela Lei Complementar 815, de 30 de junho de 1996, tornando-se, assim, a primeira Região Metropolitana brasileira criada sem status de capital estadual. A região possui 1 765 927 habitantes, conforme atualização do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgado em 2013.[9]


OS 10 PONTOS TURÍSTICOS DE SANTOS MAIS VISITADOS

1. Aquário

Onde: Praça Vereador Luiz La Scala, sem número, Ponta da Praia 

2. Museu do Café

Onde: Rua Quinze de Novembro, 95, Centro Histórico 

Onde: Praça Washington, sem número, José Menino 

4. Linha Turística do Bonde

Onde: Largo Marquês de Monte Alegre, 2, Valongo 

Onde: Rua Princesa Isabel, sem número, Vila Belmiro 

Onde: Av. Bartolomeu de Gusmão, 192, Ponta da Praia 

Onde: Praça Correia de Mello, 33, Centro 

8. Museu Pelé

Onde: Largo Marquês de Monte Alegre, 1, Valongo 

9. Pinacoteca Benedicto Calixto

Onde: Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão 

Onde: Rua Visc. de Rio Branco, sem número, Centro 

me siga nas redes sociais

Como e o inverno em Praia Grande?

Em Praia Grande, o verão é curto, quente, opressivo e de céu quase encoberto; o inverno é longo, agradável e de céu quase sem nuvens. Durante o ano inteiro, o tempo é com precipitação. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 19 °C a 31 °C e raramente é inferior a 16 °C ou superior a 35 °C.